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FAQ - CotaSOL

Clique na pergunta para ver a resposta

 

Plataforma – Comprador

O que é a Plataforma CotaSOL?
A  CotaSOL é uma plataforma que facilita a realização de cotações de produtos fotovoltaicos entre empresas compradoras de equipamento de energia solar e fornecedores. Nós automatizamos o trabalho de cotação de sua empresa integradora através de um sistema online conectado aos principais fornecedores de equipamentos do país.
 

E como funciona a plataforma?
Após fazer o cadastro de sua empresa, você já pode começar a solicitar cotações. Você insere qual produto precisa, as especificações e a quantidade. Sua solicitação ficará visível para todos os fornecedores e ele irão responder através da plataforma com as condições comerciais para lhe fornecer o que foi solicitado (preço, prazo de entrega, condições de pagamento). Daí é só comparar as propostas, selecionar a melhor e clicar para fechar o pedido. Se tiver alguma dúvida, você pode falar diretamente com o fornecedor através da plataforma.
 

Antes de aceitar uma cotação e fazer o pedido é possível ver qual é o fornecedor?
Sim. O nome, Logo e localização de cada fornecedor que oferecer uma cotação estarão disponíveis em sua tela de cotações.
 

Terei algum custo para utilizar a plataforma?
A CotaSOL possui 3 planos para usuários compradores: um plano GRATUITO em que é possível solicitar até 3 cotações por mês. Um plano MENSAL, em que é cobrado um valor de mensalidade e permite solicitar cotações ilimitadas e um plano CORPORATIVO que além de cotações ilimitadas, permite que seja feito o cadastro de diversos usuários para empresas em que mais de um funcionário seja responsável pelas cotações de produtos.
 

Além das mensalidades, a CotaSOL vai cobrar alguma outra taxa sobre minhas cotações?
Não. A CotaSOL cobra apenas a mensalidade dos compradores.
 

Após aceitar uma cotação é possível cancelar o pedido?
Sim, você pode cancelar o pedido desde que o fornecedor ainda não tenha aceitado. Após o aceite do fornecedor você pode solicitar o cancelamento, mas o fornecedor deverá confirmar também.
 

Como acompanho minhas Cotações?
Todas as solicitações de cotação que você criou podem ser consultadas na opção Minhas Cotações, assim você tem controle sobre todas as suas cotações e compras em um só lugar.
 

Como solicito atendimento do fornecedor?
Você pode entrar em contato para tirar dúvidas sobre o produto, prazo de entrega e condições de pagamento. O atendimento acontecerá preferencialmente via chamado de atendimento pela própria plataforma (chat). O fornecedor tem até 24h para lhe responder. Caso não obtenha atendimento neste período, favor solicitar intermediação pela CotaSOL,
 

Como faço o pagamento do meu pedido?
O pagamento é feito diretamente para o Fornecedor da forma como combinaram entre si. A CotaSOL não intermedia os pagamentos.
 

O que é a Avaliação e qual a importância?
Todo pedido fechado pela Plataforma CotaSOL gera uma solicitação de avaliação obrigatória para o cliente e para o fornecedor ao final do prazo previsto para entrega. Nesta avaliação o cliente avalia globalmente o fornecedor com base no prazo de entrega, qualidade dos produtos e atendimento e dá uma nota de 1 a 5 estrelas.
O Fornecedor também avalia o cliente em parâmetros como pontualidade no pagamento.
Esta avaliação é importante pois é exibida em cada cotação para clientes e fornecedores.
 

Vou receber um email sempre que chegar uma nova cotação?
Sim. A CotaSOL sempre irá enviar um email notificando que chegaram respostas para suas cotações.
 

Posso ter minha conta suspensa da plataforma? Por quais motivos?
Sim. As contas poderão ser suspensas temporáriamente ou bloqueadas permanentemente em caso de violações nos termos de uso.
Finalizar negociações que iniciaram pela plataforma por outros meios, por exemplo por telefone ou email, sem sinalizar o fechamento na plataforma pode ocasionar o bloqueio de sua conta.
 

Posso fechar meu pedido com o fornecedor por email, pessoalmente ou pelo telefone ou preciso sempre fazer tudo pela plataforma?
Você pode finalizar o pedido por outros meios que não sejam a plataforma, mas é importante depois dar o aceite na cotação de seu fornecedor pela plataforma.
 

Minha conta está bloqueada, o que devo fazer?
Caso sua conta tenha sido bloqueada ou suspensa temporariamente, acesse a plataforma e informaremos já na tela de login o motivo do bloqueio. Caso tenha interesse em resolver o motivo de bloqueio ou suspensão, entre em contato através do formulário.
 

Plataforma – Fornecedor

O que é a Plataforma CotaSOL?
A  CotaSOL é uma plataforma que facilita a realização de cotações de produtos fotovoltaicos entre empresas compradoras de equipamentos de energia solar e fornecedores. Nós facilitamos o trabalho de prospecção de sua empresa de equipamentos fotovoltaicos e possibilitamos fechar mais negócios através de um sistema online conectado aos principais integradores e distribuidores de equipamentos do país.
 

E como funciona a plataforma?
Após fazer o cadastro de sua empresa, você terá acesso em tempo real, a uma relação de solicitações de cotação de empresas que precisam de produtos que você fornece, com as especificações técnicas e quantidade necessárias. Você escolhe as solicitações que tem interesse e responde com uma proposta para fornecimento (preço, prazo de entrega, condições de pagamento). O solicitante recebe sua proposta para análise e, caso o comprador opte pela sua cotação ele fecha negócio pela plataforma mesmo e você é comunicado que ganhou a cotação. Se tiver alguma dúvida, você pode falar diretamente com o comprador através da plataforma.
 

Antes de responder a uma cotação é possível ver o nome do cliente?
Não, na fase de cotação é mostrado apenas a localização e informações sobre o volume de compras e avaliações do cliente. O Nome e informações completas do cliente são mostradas apenas quando a cotação for ganha.
 

Após ganhar uma cotação, é possível cancelar o pedido?
Sim, depois da abertura das informações do cliente é possível recusar o pedido, sendo assim a cotação continua e sua proposta é excluída. É necessário justificar o motivo da recusa do fornecimento.
 

Terei algum custo para utilizar a plataforma?
A CotaSOL possui 3 planos para usuários fornecedores: um plano GRATUITO em que é possível responder até 3 cotações por mês. Um plano MENSAL, em que é cobrado um valor de mensalidade e permite responder até 30 cotações e um plano CORPORATIVO permite responder cotações ilimitadas, e o cadastro de diversos usuários para empresas que queiram cadastrar toda sua equipe comercial.

Além das mensalidades, em todos os planos é cobrada uma taxa de transação para cada venda fechada através da plataforma.

 

A CotaSOL cobra comissões?
A CotaSOL cobra uma taxa de transação sobre cada venda realizada através da plataforma. No momento de incluir seus preços o sistema já calcula e te mostra o valor devido em caso de fechamento.
 

Onde eu vejo a comissão cobrada pela CotaSOL?
Acesse a opção Minhas Cotações > Pedidos> Meus Pedidos. No detalhe do pedido é apresentado o valor da porcentagem de comissão cobrada – apenas para pedidos Aprovados
 

O que devo fazer se uma comissão for cobrada indevidamente?
Caso a comissão seja cobrada por um pedido que tenha sido cancelado acesse a opção Minhas cotações>Meus pedidos e selecione a opção Abrir Disputa. Descreva detalhadamente o motivo pelo qual a comissão deve ser cancelada. O Prazo para resposta é de 24h.
 

Como acompanho minhas Cotações?
Todas as cotações que você respondeu e ainda estão em aberto ou foram ganhas podem ser consultadas na opção Minhas Cotações
 

Como recebo pelas minhas vendas?
O cliente paga diretamente a você de acordo com as condições acordadas entre vocês. A CotaSOL não realiza a intermediação de pagamentos ou entregas.
 

Como atendo um cliente que fechou um pedido?
O cliente pode entrar em contato para tirar dúvidas sobre o produto, prazo de entrega e condições de pagamento. O atendimento acontecerá preferencialmente via chamado de atendimento, então fique atento às suas notificações. Se você precisar fazer um ativo com o cliente (por exemplo, para tirar dúvidas sobre o endereço do cliente) é possível abrir um chamado para ele na plataforma.
 

O que é a Avaliação e qual a importância?
Todo pedido fechado pela Plataforma CotaSOL gera uma solicitação de avaliação obrigatória para o cliente e para o fornecedor ao final do prazo previsto para entrega. Nesta avaliação o cliente avalia globalmente o fornecedor com base no prazo de entrega, qualidade dos produtos e atendimento e dá uma nota de 1 a 5 estrelas.
O Fornecedor também avalia o cliente em parâmetros como pontualidade no pagamento.
Esta avaliação é importante pois é exibida em cada cotação para clientes e fornecedores.
 

Não quero mais vender meu produto, o que faço?
Caso não queira mais receber notificações sobre solicitações de cotação de um determinado produto basta entrar em seu perfil e desabilitar o produto.
 

Vou receber um email sempre que um nova cotação for gerada na CotaSOL?
Sim. A CotaSOL sempre irá enviar um email notificando que chegaram solicitações de cotação de produtos no perfil definido por você.
 

O que acontece se não responder a um chamado de cliente?
Todo chamado deve ser atendido no prazo solicitado – o não atendimento pode levar à suspensão da sua conta na plataforma.
 

Qual o prazo para atendimento de um chamado de cliente?
O prazo de atendimento para o chamados de um cliente é de 24 horas. Você poderá visualizar os chamados acessando a plataforma.
 

Como posso falar com a CotaSOL para tirar dúvidas ou relatar algum problema no uso da plataforma?
Basta acessar o chat e lhe responderemos dentro do horário de atendimento. Alternativamente, caso esteja fora do horário de atendimento ou não tenha atendentes disponíveis você poderá entrar em contato através do formulário de contato.
 

Posso ter minha conta suspensa da plataforma? Por quais motivos?
Sim. As contas poderão ser suspensas temporáriamente ou bloqueadas permanentemente em caso de violações nos termos de uso.
Finalizar negociações que iniciaram pela plataforma por fora dela com o objetivo de não pagar comissões é motivo para bloqueio, o não pagamento de boletos de comissão e alto índice de reclamações também pode levar a suspensão da conta.
 

Minha conta está bloqueada, o que devo fazer?
Caso sua conta tenha sido bloqueada ou suspensa temporariamente, acesse a plataforma e informaremos já na tela de login o motivo do bloqueio. Caso tenha interesse em resolver o motivo de bloqueio ou suspensão, entre em contato através do formulário.
 

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